Últimas Notícias

Moradores denunciam abandono de cemitérios em Peixe Tocantins

Túmulos acumulam água da chuva e algumas sepulturas estão completamente encobertas pela vegetação. O problema acontece em dois cemitérios da cidade.

Os moradores de Peixe, no sul do estado, estão reclamando que a prefeitura não tem realizado a manutenção nos cemitérios da cidade. Túmulos acumulam água da chuva e o mato em alguns pontos chega a encobrir um adulto, mostrando que o serviço de roçagem não é feito no local há muito tempo. Algumas sepulturas estão completamente encobertas pela vegetação.

O policial militar Romário Ferreira Santos tem parentes enterrados no Cemitério da Saudade e reclama da situação de abandono do local. “Fica difícil as pessoas virem aqui, visitar o túmulo do ente querido e realmente ver essa situação. Uma bagunça”, reclama.

Uma parte do muro quebrou, depois que uma árvore caiu. Os galhos nunca foram retirados. “Da para ver que se tivesse limpado não estaria na situação que está hoje”, diz o lavrador Apolinário Dias Reis.

O cemitério foi construído no começo da década de 1970. É o mais velho de Peixe. Mas a situação de abandono também se estende ao cemitério mais novo. O muro está caindo.

Entre os túmulos não tem mato alto, mas sobram galhadas de árvores. Falta limpeza. A manutenção feita por familiares dos mortos também fica difícil porque falta água.

Um reservatório para abastecer tanques e os banheiros do cemitério está vazio porque no local o fornecimento de energia elétrica estaria suspenso, por causa de defeitos no transformador.

Respostas

A Prefeitura de Peixe informou que limpeza dos cemitérios começou a ser feita na terça-feira (16) e deve terminar ainda nesta quarta-feira (17). Segundo a prefeitura, a falta de energia elétrica é causada por danos no transformador e já foi solicitado o reparo para a Energisa. Os reparos nos muros serão feitos assim que o período das chuvas permitir.

A Energisa informou que o atendimento já está sendo realizado. A concessionária de energia disse que é necessário trocar o transformador da unidade consumidora para aumento da capacidade. Para que esse serviço seja realizado, a empresa aguarda que a Prefeitura de Peixe informe a declaração de carga, por exemplo, enumerando quais equipamentos serão utilizados no local. Com essas informações, a Energisa dará prosseguimento ao atendimento. 

Já a Prefeitura de Peixe informou que não recebeu a solicitação por parte da Energisa.

G1 Tocantins

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.