Matagal estava tomando conta de rótula, no centro da cidade. Voluntários decidiram deixar o local mais bonito e tirar os lixos que poderiam acumular focos de mosquito.

Uma rotatória localizada numa avenida em Gurupi estava chea de mato, mas agora foi transformada em um belo jardim. A ideia partiu da moradora Pollyana Noleto. Ela mora em frene ao local e, cansada de esperar pelo poder público, decidiu ornamentar a rótula.

“De repente despertou a consciência de que podemos contribuir de alguma forma com a limpeza. Tinham sacos plásticos, latinhas, garrafas. Então, poderia até se tornar foco de doenças transmissíveis. A gente despertou para cuidar e deixar mais bonito, para deixar limpo”, disse a design de sobrancelhas Pollyana.

No começo, o filho dela, o balconista Thalysson Noleto resistiu um pouco. “Na primeira vez eu não curti muito, fiquei olhando de longe, meio cismado, diferente, porque a obrigação é da prefeitura. Aí eu vim, participei, final do serviço fiquei satisfeito. Aí eu comecei a cuidar do jardim junto com ela”.

Agora, mãe e filho cuidam do jardim juntos. Quase todos os dias eles vão até o local para cuidar de pelo menos quatro tipos de plantas. Os voluntários conquistaram a admiração dos vizinhos. O comerciante Euripedes Barsanufo além de achar bonito, defende a ideia de todos cuidarem do patrimônio do bairro. “Apóio, ajudo e brigo com quem faz o mal feito, fico fiscalizando. Não concordo com o lixo que jogam na calçada, no meio dos canteiros”.

Para Pollyana, muito mais do que transformar um lugar esquecido em um jardim bonito, é a lição que fica para todo mundo. “Se cada um faz a sua parte, a gente vai ter uma cidade mais limpa, mais bonita, mais arborizada, um ambiente modificado a partir da nossa própria conscientização, a partir da nossa participação”.

Mulher resolveu plantar flore em rotatória tomada pelo amto — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Mulher resolveu plantar flore em rotatória tomada pelo amto — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here