Secretaria de Saúde informou que pediu 25 mil doses da medicação, mas recebeu apenas 4,2 mil. Vacinas serão distribuídas proporcionalmente aos municípios do Tocantins.

O estado recebeu 4,2 mil doses da vacina contra a meningite nesta sexta-feira (20). A remessa foi bem menor do que o pedido feito pela Secretaria de Saúde do Tocantins. A medicação deve começar a ser distribuída proporcionalmente aos municípios durante o dia.

Foram solicitadas pelo estado 25 mil doses da vacina. A quantidade serviria para regularizar o estoque, mas o Ministério da Saúde repassou apenas 16,8% da remessa. A expectativa é que o restante deva chegar em agosto.

Em 2018, o Tocantins tem sete casos da doença confirmados. Quatro foram registrados neste mês de julho, sendo três em Colinas do Tocantins. As vítimas estão internadas no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína. Uma delas tem 12 anos, está em estado grave. O quarto caso foi em Itacajá.

O repasse das doses no estado está sendo insuficiente há pelo menos três meses. Sem a medicação na rede pública, muitos pais são obrigados a pagar pela dose, que custa cerca de R$ 500.

O Ministério da Saúde afirmou que os repasses estão sendo reduzidos devido atrasos na entrega pelo laboratório produtor da vacina, Fundação Ezequiel Dias (FUNED).

“A previsão é que a situação seja normalizada no próximo mês de agosto, em todo o país. Para municípios que estão com estoque reduzido, a orientação do Ministério da Saúde é realizar o agendamento da vacinação de acordo com a disponibilidade das doses”, afirmou o ministério em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here