Últimas Notícias

Meio Ambiente realiza Dia de Campo em Palmeirópolis sobre Sistema Agroflorestal

O evento foi promovido em parceria com a Engie Brasil Energia e prefeitura Municipal de Palmeirópolis.

No último dia 19 de outubro, foi realizado mais um Dia de Campo para Agricultores familiares de Palmeirópolis e região.

O Dia de Campo aconteceu em área de produção agroflorestal modelo, na fazenda dos agricultores familiares João Barbosa Rocha e Sandra Rosana Ribeiro dos Santos Rocha, e contou com a presença de profissionais da área agrícola e meio ambiente, autoridades, agricultores familiares e parceiros.

O tema abordado foi implantação de um Sistema Agroflorestal – SAF, o qual tem como objetivo produção agrícola sustentável e economicamente viável, em consonância com a conservação ambiental e uso racional da biodiversidade do cerrado, com ênfase na conservação da água e do solo.

Na ocasião o Eng. Agrônomo Josimar Costa Furlan apresentou o modelo de SAF adotado na propriedade em uma área 0,15 hectares, dividido em quatro módulos de 375 metros quadrados, relatou sobre as técnicas de produção utilizadas, custo envolvidos e receitas obtidas.

Para Furlan, o SAF consiste em um sistema de plantio sistematizado que se assemelha ao processo de regeneração natural de uma floresta, onde diferentes espécies de hortaliças, plantas anuais, frutíferas e florestais são cultivadas numa mesma área, de acordo com um arranjo espacial e temporal, com alta diversidade de espécies e interações entre elas.

“Esse sistema torna possível a produção agroecológica de alimentos ao mesmo tempo em que se mantém ou melhora os recursos naturais,”, disse Furlan.

Para o Engenheiro Ambiental Kassio Negrão Rocha, este sistema possui benefícios econômicos, pois permite que o agricultor diversifique seus produtos e possuí também benefícios sociais, já que ajuda a fixar os trabalhadores no campo.

Destacou ainda que o Sistema Agroflorestal, também pode ser implantado considerando modelos com utilização de pastagens, fazendo integração Lavoura-Pecuária-Floresta em consorcio com plantas frutíferas. 

Foi destacado também a parceria da prefeitura de Palmeirópolis para construção de barraginha na propriedade rural, visando uma melhor conservação do solo e água.

O Analista Ambiental da ENGIE, Adriano Diniz Baldissera, informou que dentro do programa de Comunicação Socioambiental da Usina Hidrelétrica São Salvador, um dos objetivos é o estímulo e apoio ao desenvolvimento socioeconômico da comunidade, onde está inserido o projeto modelo de SAF, o qual visa disseminar uma metodologia de produção e geração de renda de forma sustentável, promovendo a realização de trabalho digno e prazeroso, com fortalecimento do trabalho coletivo.

“Com o aprendizado que todos estão tendo com está unidade modelo, os demais agricultores familiares da região terão oportunidade de implantar o SAF em suas propriedades, e não precisam deixar de produzir o que costumeiramente produzem, tendo em vista que, em média, uma unidade familiar alcança um equilíbrio de produção, mão de obra e renda, em uma área de somente um alqueire de SAF”, explicou Adriano.  

O diretor do Colégio Estadual Família Agrícola, Lucione Souza Batista, falou da importância dos agricultores familiares nesses eventos. Para Batista, a participação dos produtores nas palestras é benéfica, porque existe uma troca de conhecimento, possibilitando ao pequeno produtor implantar novas ações em suas propriedades.

A jovem Aline Ribeiro Rocha, filha dos agricultores João e Sandra, e aluna do Colégio Família Agrícola José Porfírio de Souza, falou da felicidade com o os resultados obtidos com o SAF.

“Fico muito feliz ao ver meus pais obtendo renda com a venda dos produtos colhidos no sistema agroflorestal e recomendo que mais produtores adotem esse sistema, e que os filhos possam ajudar os pais nas suas fazendas”, ponderou Aline.

Além da prefeitura de Palmeirópolis e ENGIE , evento também contou com a parceria da prefeitura Municipal de São Salvador do Tocantins, do Colégio Estadual Família Agrícola José Porfírio de Souza e da Associação de Agricultores Familiares e Produtores Artesanais de Palmeirópolis e Região – AFAP/TO.

Fonte: Ascom/Meio Ambiente

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.