Últimas Notícias

Mais de seis mil raios são registrados na região central do Tocantins durante temporais

Números se referem a descargas atmosféricas registradas em Palmas, Porto Nacional e Paraíso. Tocantins é um dos estados com maior incidência de raios.

Temporais registrados em Palmas, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins, cidades localizadas na região central do estado, provocaram mais de 6 mil quedas de raios neste domingo (13).

Os dados são do Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Conforme os números, foram registrados 1.090 quedas de raios só em Palmas. Das 10h de domingo às 10h desta segunda-feira choveu cerca de 27 milímetros na cidade. A previsão é de trovoadas durante toda a semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Também foram registradas 4.290 descargas atmosférias em Porto Nacional e 630 em Paraíso do Tocantins neste domingo.

O grupo informou que considera os valores elevados para um município, levando em conta o intervalo de 24 horas. Explicou ainda que o período de maior incidência foi entre às 17h e 20h nas três cidades.

Dados

Em todo o ano passado, mais de 900 mil descargas atmosféricas foram registradas no Tocantins. Foram 92 mil a mais que o registrado durante todo o ano de 2017. O estado tem uma das maiores incidências do país, sendo que caem aproximadamente 18 raios por quilômetro quadrado ao ano.

Os números se refletem em danos na rede de distribuição de energia e algumas vezes em acidentes graves ou fatais envolvendo pessoas e animais. Em 2018 mais de 90 cabeças de gado foram mortas após raios atingirem pastos de fazendas no interior do estado.

Um raio também deu um baita susto em um pedreiro que passava o final de semana em uma chácara no distrito de Taquaruçu. O homem estava encostado em uma janela ao lado do filho, filmando uma tempestade, quando uma descarga caiu bem próximo dos dois. Por sorte eles tiveram apenas ferimentos leves.

Ao todo, em 2017 foram registrados 809.474 mil raios. Os meses de maior incidência de raios em 2018 foram janeiro, fevereiro e março. Em 2017, a maioria foi entre outubro e dezembro.

Por outro lado, os meses com menor registros de descargas atmosféricas são entre maio e agosto durante o período de estiagem.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.