Evento religioso ocorre há mais de 200 anos em povoado próximo a Natividade. Peregrinação dura 11 dias.

Começa nesta terça-feira (6) o maior evento do calendário religioso no Tocantins. A Romaria do Nosso Senhor do Bonfim anualmente atrai milhares de peregrinos ao povoado que leva o nome do santo e fica próximo a Natividade. O evento tem duração de 11 dias e é visitado por féis de todas as parte do país.

A romaria começou há mais de 200 anos e é tão antiga quando a própria cidade de Natividade, a primeira a ser construída no estado. Os romeiros tradicionalmente saem da região central e vão até o povoado a pé ou de bicicleta. São 23 km de distância entre um ponto e outro.

Grupos mais devotos podem percorrer uma distância ainda maior. Visitando o povoado é fácil encontrara romeiros que caminharam desde Gurupi ou mesmo chegaram pedalando de Palmas.

A organização do evento informou que espera que até 500 mil pessoas passem pelo local durante todo o período. A maior concentração é esperada para a celebração do dia 15 de agosto, quando é rezada a principal missa.

A tradição veio da Europa junto com a colonização portuguesa e acabou se tornando muito popular no Brasil. Eventos semelhantes também são realizados em outras partes do país. A missa de abertura está programada para às 20h desta terça.

A Diocese de Porto Nacional divulgou a programação completa da romaria na internet. Os fiéis podem acompanhar os eventos através da página.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here