Últimas Notícias

Interior do Tocantins tem opções para quem quer fugir da folia no Carnaval

Rios, lagos e monumentos naturais são ideias para quem quer descansar em contato com a natureza. Jalapão é o principal destino ecoturístico do estado.

O Carnaval está prestes a começar e milhares de foliões se preparam para curtir a folia em Palmas e no interior. Mas para quem quer fugir das multidões, cidades do interior do estado têm opções de ecoturismo para curtir o feriado em contato com a natureza.

Jalapão

O destino mais visitado no estado é o Jalapão. O parque tem dunas, cachoeiras, fervedouros, mirantes e muito sossego. A região é de transição entre o cerrado e a caatinga. Predomina uma vegetação rasteira similar às savanas.

Dentre as principais atrações estão a Cachoeira da Velha, a Cachoeira da Formiga, as dunas, o Fervedouro, o Povoado Mumbuca, a Prainha da Cachoeira Velha, a Serra do Espírito Santo, o Rio Novo e a prática de rafting.

Os parque fica entre os municípios de Mateiros, Novo Acordo, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins, na região sudeste do estado.Número de turistas no Cantão bateu recode em 2017 — Foto: Divulgação/Governo do Tocantins.

Cantão

Outro local interessante para quem quer contato com a natureza é a unidade de proteção integral do Cantão. É o único ponto do estado onde três ecossistemas se encontram: Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado.

Há três grandes rios e mais de 800 lagoas na região. As principais atrações são as trilhas aquáticas e terrestres e a observação de pássaros e espécies raras de animais e plantas. O parque fica nas cidades de Araguacema, Caseara e Pium, no oeste do estado.

 

Ruína em Natividade é um dos principais símbolos do Tocantins — Foto: Prefeitura de Natividade/Divulgação

Sudeste

A região tem tanto destinos de interesse ecológico como cidades históricas. Dianópolis, Natividade e Arraias encantam pela arquitetura e pelo turismo religioso. Os calçadões foram feitos por escravos e há casarões preservados do período imperial.

Já na área entre Taguatinga, Almas e Aurora do Tocantins estão as serras gerais. A vegetação é exótica e há atrações como o rio Azuis, de água cristalina considerado o menor do país.

Bico do Papagaio

A área entre os rios Tocantins e Araguaia, no extremo norte do estado, também guarda segredos. Em Filadélfia está o Monumento das Árvores Fossilizadas, um raro patrimônio científico mundial. Também há praias espalhadas pela região, mas é importante checar a previsão do tempo para evitar problemas com as chuvas.

Serras, praias e lagos da região central

Na zona rural de Palmas há muitas opções de cachoeiras, principalmente no distrito de Taquaruçu. Em algumas é possível acampar, assim como em praias na região de Lajeado e Miracema.

No parque do Lajeado é possível fazer trilhas, rapel e visitar outras cachoeiras. Alguns dos passeios podem ter os horários alterados em função da folia, por isso é importante ligar antes e conferir o funcionamento das atrações.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.