O projeto ainda está em andamento, e a equipe de coordenadores, professores e alunos estão muito engajados na execução.

Os alunos do 8º ano da Escola Estadual Maria Guedes no município de Palmeirópolis/Tocantins, estão participando do projeto de construção de um livro.

De acordo com a professora Miriam Nunes da Silva, o livro em andamento “Histórias e Memórias”, é um projeto com a finalidade de resgatar a cultura familiar, local e estabelecer um elo entre as gerações, bem como, desenvolver no aluno o gosto pela leitura e escrita. 

“A partir desse projeto, nós faremos a escrita de um livro com memórias, poemas, crônicas, com todas as turmas do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Prof.ª Maria Guedes. Por isso, o diretor José Daniel propôs uma palestra com o filho da prof.ª Maria Guedes, explicou Miriam.

O diretor José Daniel explicou, que convidou Antônio Guedes (Kinka) que também é professor, (ofício herdado de sua mãe), para falar um pouco da trajetória da professora Maria Guedes como sendo a primeira professora do município de Palmeirópolis.

Diretor José Daniel e professor Antônio Guedes

A palestra com o profº. Antônio Guedes, foi para que os alunos entendessem melhor, o porquê deste nome na escola e a história da educação em Palmeirópolis. Ele (Kinka), emocionado, por estar falando da pessoa tão amada e admirada por todos que era prof.ª Maria Guedes, tentou segurar a emoção, mas não conteve as lágrimas por algumas vezes.

Kinka como é conhecido, contou a nossa equipe de reportagem que ficou surpreso e bastante agradecido pelo convite. Ele disse que superou todas as suas expectativas ministrar a palestra em todos os oitavos anos. Fez elogios a professora Miriam e a equipe da escola.

“Estou sem palavras para expressar tamanha gratidão e admiração, muito impressionado com os alunos, todos bem orientados, num trabalho levado a sério, todos unidos no mesmo objetivo”.

Emocionado e quase sem voz disse: “Falar da minha mãe não foi difícil e nunca será, ela vai ser para sempre muito importante na minha vida. Estou radiante com este trabalho aqui nesta escola”. 

Professor Antônio Guedes ainda acrescentou, que ficou admirado com tudo que a escola tem feito. “Confesso que como professor, filho de professora e como pessoa gerada e criada em corredor de escola, eu estou impressionado com a equipe de profissionais desta escola que leva o nome da minha mãe. Com todas as dificuldades que existem em escolas públicas, a equipe tem foco e meta de trabalho, estão de parabéns”. Finalizou Guedes.

As professoras Miriam Nunes (responsável pelo projeto) e Dângela Rodrigues (historiadora) ambas envolvidas no projeto, ficaram impressionadas com a dedicação na pesquisa feita pelo professor Antônio Guedes bem como, pela sua capacidade de exposição e criatividade. A palestra deixou os alunos e funcionários da escola encantados.

A coordenadora Maria de Fátima Cavalcante Silva, ressaltou ainda a importância e relevância do filho da professora Maria Guedes levar ao conhecimento de toda a equipe, bem como dos alunos a trajetória da professora e o legado que ela deixou para o nosso município, sempre enfatizando a sua preocupação com a educação e as questões sociais. “A realização desse projeto faz com que a história da professora Maria Guedes até então desconhecida se torne conhecida e admirada por todos os palmeiropolenses”.

O ideação do livro está sendo desenvolvido com o apoio de toda equipe escolar, da comunidade e da Secretaria Estadual  de Educação e com previsão de término para o final do ano com a culminância do projeto por meio do lançamento do livro  em uma noite de autógrafos. 

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here