Últimas Notícias

Gerente da UHE São Salvador do Tocantins se reúne com prefeito de Palmeirópolis para tratar de segurança na barragem

A Usina Hidrelétrica atende integralmente a legislação vigente referente a Segurança de Barragens, como a Lei n° 12.334/2010 e a Resolução Normativa n° 696 da ANEEL.

O prefeito de Palmeirópolis Fábio Pereira Vaz, recebeu em seu gabinete na tarde dessa segunda-feira 1º, o gerente da UHE- São Salvador José Magno Ferreira, para tratar de questões relativas à metodologia e procedimentos de segurança adotados pela empresa.

Na oportunidade, apresentou o Plano de Ação de Emergências o qual é parte integrante do Plano de Segurança da Barragem da UHE São Salvador do Tocantins.

Um documento elaborado de forma sugestiva à Defesa Civil e municípios de abrangência com procedimentos de resposta a situações de emergência que ameacem a barragem e estruturas próximas em decorrência de ruptura e acidentes, cuja probabilidade é baixíssima.

O prefeito Fábio Vaz, declarou que é de extrema importância a disseminação de informações a respeito das ações de seguranças executadas, levando tranquilidade e segurança aos moradores das regiões abrangidas pela Usina.

A ENGIE Brasil Energia informa que, em todas as usinas de sua concessão, tanto as barragens quanto as estruturas associadas, são instrumentadas em conformidade com o tipo de estrutura para o acompanhamento e análise do comportamento.

De modo a verificar se as estruturas atendem os coeficientes de segurança previstos no projeto durante o período de construção e operação das plantas, para avaliar o nível de riscos associados. 

A empresa dispõe de uma equipe multidisciplinar própria e Consultores Externos, que realizam periodicamente atividade de Segurança de Barragem e Hidrologia.

Segue abaixo a descrição das ações de segurança realizadas pela ENGIE Brasil Energia:

Na fase de construção são realizadas as seguintes ações:

  • Ao implementar um empreendimento, à segurança de barragem é aplicada a melhor técnica de engenharia, desde o projeto básico, executivo, construção, operação e manutenção das plantas;
  • Inspeções mensais pela equipe de segurança de barragens da usina e inspeções anuais, das barragens e todas as estruturas civis, por equipe multidisciplinar de engenharia que analisa os dados e elabora relatórios de inspeção e comportamento das barragens e estruturas civis associadas às Usinas;
  • Manutenção preventiva programada de monitoramento da barragem pela instrumentação e inspeções de rotina por técnicos especialistas;
  • Realiza todas as manutenções anualmente previstas durante as inspeções;
  • Cada Usina Hidrelétrica detém o Plano de Segurança de Barragens e Plano de Ação de Emergência, os quais estão adequados conforme a regulamentação da Lei de Segurança de Barragem e normativa da ANEEL.
  • Periodicamente são realizados treinamentos aplicados, com todos os envolvidos, em caso de acidente com a barragem ou outra estrutura que cause impacto a jusante e montante do empreendimento.
  • Associado ao Plano de Segurança de Barragem e o Plano de Ação de Emergência também está associado o monitoramento das grandezas hidrológicas que envolvem o Reservatório, integrada com as regras de operação das estruturas dos vertedouros e demais estruturas de descarga.

Informações e fotos: Daniele Tavares

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.