Ônibus é da prefeitura de Barrolândia e leva os estudantes para Palmas diariamente. Motorista conseguiu controlar o veículo e evitar que um acidente acontecesse.

Estudantes universitários que moram em Barrolândia, na região central do estado, tomaram um susto após um dos pneus dianteiros de um ônibus estourar. O veículo é disponibilizado pela prefeitura da cidade e transporta os jovens até Palmas diariamente. Um dos passageiros, que pediu para não ser identificado, contou que o problema aconteceu em uma ladeira, próximo a uma ponte.

O pneu estourou na tarde desta terça-feira (25), por volta das 17h30, entre Barrolândia e o distrito de Luzimangues. Por causa disso muitos estudantes chegaram atrasados nas universidades e perderam a aplicação de provas.

“Por pouco não causou um acidente, o motorista teve que ficar em pé para controlar o volante. Chegamos a Palmas por volta de 20h30. Teve aluno que perdeu prova e outros que não conseguiram apresentar trabalho. A nossa sorte é que passou um caminhoneiro e deu carona para o motorista buscar um mecânico”, afirmou uma jovem.

Segundo os estudantes, a situação do veículo é precária e essa não é a primeira vez que um dos pneus estoura durante o trajeto. Além disso, o carro também teria ficado sem freios durante uma viagem.

“É um descaso com os universitários. Eles dão o ônibus gratuito, mas era melhor se eles cobrassem uma taxa e fizessem a manutenção. Há uns dez dias, o pneu travou e estourou chegando a Luzimangues. O borracheiro falou que os pneus estão muito carecas. Outro dia o ônibus ficou sem freio e o motorista teve que ir reduzindo a velocidade na marcha”, afirmou outro estudante que estava no ônibus.

Ainda segundo os jovens, o veículo transportava cerca de 20 pessoas, mas geralmente anda bem mais lotado. “A gente queria que resolvesse logo para no próximo semestre não passarmos por isso.”

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Educação de Barrolândia. A coordenadora de Projetos Ana Fonseca informou que o ônibus está em perfeito estado e vai fazer a linha novamente nesta quarta-feira (26).

A servidora afirmou que o problema do pneu estourado foi solucionado ainda na terça-feira (25). Por fim, disse desconhecer a informação de que os pneus estariam carecas e que o ônibus ficou sem freios durante uma das viagens.

Transporte escolar

O transporte de estudantes é precário em várias regiões do estado, principalmente na zona rural. Na semana passada, em Natividade, estudantes estavam sendo transportados no porta-malas de um carro de passeio.

Em março deste ano, um vídeo publicado em uma rede social viralizou nas redes sociais por mostra estudantes universitários empurrando um ônibus escolar na TO-335, conhecida como Transcolinas. O veículo tinha quebrado no meio do caminho entre Juarina e Colinas do Tocantins, na região norte do estado.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here