Últimas Notícias

Enem corre risco após gráfica que imprime provas decretar falência

O Enem está marcado para novembro e a impressão das provas deve ocorrer até maio para garantir a logística do exame.

A gráfica RR Donnelley, empresa que imprime as provas do Enem desde 2009, anunciou falência e a realização do exame neste ano está em risco, segundo revela reportagem da “Folha de S. Paulo”.

O Enem está marcado para novembro e a impressão das provas deve ocorrer até maio para garantir a logística do exame.

A falta de definições no Ministério da Educação e no Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame, colabora para as incertezas com o Enem.

Na semana passada, o presidente do instituto, Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido pelo ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez. O chefe da da diretoria de avaliação da Educação Básica dentro do Inep, Paulo Teixeira, pediu demissão em solidariedade. Eles eram os responsáveis por cuidar do Enem.

Servidores e ex-funcionários do instituto revelaram à Folha que há grande preocupação com as indefinições e com a ausência de uma pessoa capaz de liderar a organização do exame.

A RR Donnelley ainda tem contrato válido com o Inep para a realização da prova até este ano.

O pedido de falência da RR Donnelley foi protocolado no domingo (31) na 1ª Vara Cível de Osasco. A empresa divulgou um comunicado afirmando que “entre os fatores que levaram o grupo a tomar esta medida estão as atuais condições de mercado na indústria gráfica e editorial tradicional, que estão difíceis em toda parte, mas especialmente no Brasil”.

Notícias ao minuto.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.