Destaque

Em Pedro Afonso, Ministro dos Transportes assina autorização para contratação das obras das BRs 010 e 235; Prefeitos comemoram

Obras da BR 010 serão realizadas entre Aparecida do Rio Negro e Santa Maria; BR 235 compreende a pavimentação de Pedro Afonso à divisa MA/TO.

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Pedro Afonso, acompanhado de prefeitos dos Municípios tocantinenses que serão diretamente beneficiados com a construção das BRs 010 e 235, se reuniu nesta quinta-feira, 10, no auditório da Prefeitura de Pedro Afonso, com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casemiro, durante solenidade de assinatura da autorização para a contratação de obras de pavimentação dessas rodovias federais em solo tocantinense.

Com a autorização assinada, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) dará início ao processo licitatório das obras de pavimentação. No trecho da BR 010, entre os municípios de Aparecida do Rio Negro e Santa Maria do Tocantins, serão pavimentados 168,7 km de estradas, bem como a construção de ponte sobre o Rio Perdido, na divisa do Tocantins com o estado de Goiás. 

Além disso, serão pavimentados 69 km de estradas pertencentes a BR 235, entre a divisa Maranhão/Tocantins e as proximidades do município de Centenário.

Escoamento e mobilidade

Segundo presidente da ATM, as obras corresponderão a uma demanda histórica da região. “Não somente Pedro Afonso, mas outros dez municípios tocantinenses serão diretamente beneficiados com as obras aqui contratadas. Trata-se de uma oportunidade única de progresso econômico e social de uma região que se encontra presente dentro de um grande pólo agrícola do país. As obras trarão certamente uma dinâmica de desenvolvimento para a região, com mais escoamento e mobilidade”, afirmou Mariano, que falou em nome dos Municípios diretamente beneficiados.

Operacional

O Ministro dos Transportes elencou os próximos passos a serem dados para que as obras sejam iniciadas. “Esse ato autorizou a nossa superintendência no Tocantins para fazer o processo licitatório de inicio das obras. O projeto já está pronto, e vamos colocar o edital na praça. Posteriormente, receberemos as propostas e assinaremos os contratos”, disse o ministro, que projeto o prazo de dois meses para a assinatura da ordem de serviço.

Em seu discurso, Casimiro ordenou que a construção da ponte sobre o Rio Perdido seja a primeira obra ser iniciada. “Já trará benefícios imediatos à população”, disse, ao enfatizar que as eleições presidenciais de 2018 não afetarão o ritmo das obras. “Recursos de bancada, logo serão colocadas nas devidas rubricas”. O ministro estava acompanhado do deputado Federal pelo Tocantins, Vicentinho Junior, além do Superintendente do DNIT no Tocantins, Eduardo Suassuna, e do diretor de Planejamento e Pesquisa, André Martins.

Benefícios

O prefeito de Tupirama, Dr. Natan, destacou os benefícios diretos que o município terá com as obras. “Tupirama, assim como toda a Região Centro- Norte, será beneficiada com as obras em vários aspectos. A construção da BR 235 dentro do perímetro urbano do Município levará o surgimento do comércio às margens da rodovia federal, e conseqüentemente, novas vagas de trabalho. Destaco ainda o escoamento dos produtos agrícolas produzidos em nossa região” disse.

Prefeitos

Participaram ainda os prefeitos Paulo Hernandes (Bom Jesus do Tocantins), Wesley Camilo (Centenário) Vagner Teixeira (Fortaleza do Tabocão), Antônio Ivo (Goiatins), Lires Ferneda (Guaraí), Cleoman Correia, (Itacajá), Márcio Pinheiro (Itapiratins),Moisés da Sercom (Miracema), Itair Martins (Rio Sono) e Itamar Barrachini (Santa Maria do Tocantins), além de vereadores locais, secretários e demais autoridades políticas. 

Ascom imprensa ATM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.