Um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação faz parte do Programa.

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), tem como objetivo incentivar os gestores e as equipes a melhorarem a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

Em Jaú do Tocantins o Programa, em parceria com Atenção Básica, está atendendo no (PA) Pronto Atendimento do Assentamento Volta do Rio.  Cerca de 100 famílias moram no local, que fica há 40 km da cidade.

O Programa começou em 2013, no primeiro mandato do atual prefeito Onassys Moreira, mas o atendimento estava suspenso no Assentamento desde janeiro deste ano, voltando a funcionar dia 13 de julho. A médica atendente é a doutora Flávia Prado de Palmeirópolis, que presta serviço uma vez por mês.

Ela relatou a nossa equipe de reportagem que o programa é excelente, pois leva o atendimento diretamente à comunidade.

Afirmou que ama fazer esse tipo de trabalho, o contato direto com as pessoas. “Esse programa é uma maravilha, parabéns ao prefeito Onassys pela iniciativa, com certeza vai ajudar muita gente’, relatou.

O vereador Osvaldo Mendes (Osvaldinho), também disse estar muito entusiasmado com o Programa. Inclusive foi através da mediação dele e demais vereadores junto ao prefeito Onassys que a médica Flávia Prado fosse atender no município de Jaú.

“Sou grato ao prefeito por atender uma solicitação minha, sempre sonhei com esse tipo de Programa, que atendesse toda região, no entanto percebi que era necessário mais um médico para ajudar, como tenho amizade com a família da doutora Flávia, e conheço o seu trabalho, indiquei a mesma para o cargo”, explicou.

Segundo o senhor Valdeli, morador do Volta do Rio, o atendimento na comunidade é de grande valia. Perguntado da importância, ele respondeu sorrindo: ”È bom demais receber atenção de saúde pertinho de casa”.

Outra paciente é dona Ilda Pereira Rodrigues. Ela nos contou emocionada que achou a médica muito legal, “espero que não sai daqui nunca, todos nós estamos amando a Flávia. Não gostava de sair daqui para ser consultada na cidade, no Assentamento a gente fica mais à vontade para conversar com a médica”, disse.

Dona Maria do Espirito Santos também moradora do Assentamento parabenizou o prefeito Onassys e a secretária de saúde do munícipio Daniela.

Por: Edilson Gonçalves

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here