Com um cenário único, as dunas do Jalapão  registraram recorde de visitação em 2018.  Segundo balanço realizado pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), 32.246 pessoas visitaram um dos principais destinos turísticos do Tocantins, 12 mil pessoas a mais que em 2017.

As dunas ficam localizadas no  Parque Estadual do Jalapão a 35 km do município de Mateiros. Segundo o presidente do Naturatins, Marcelo Falcão, acredita-se que o crescimento do fluxo de visitantes ocorreu em razão de gravações como, telenovela, programas de televisão e reality shows, que ajudaram a divulgar as belezas naturais únicas da região para todo o Brasil e também internacionalmente.

Com o aumento do fluxo de visitantes, o Naturatins que é responsável pela unidade de conservação também reforçou as medidas de proteção ambiental na região.  Em 2018, algumas  medidas  de controle para visitação foram implantadas, como a restrição do horário de entrada. O acesso às dunas só é liberado no período da tarde, das 14h às 18h30.  Sendo que o horário máximo para que os grupos entrem na área das dunas é às 17h30.

Na parte da manhã, só é possível visitar a atração com autorização especial que é exclusiva para quem vai produzir imagens de uso comercial do local, fazer pesquisas ou turmas escolares que estejam em alguma aula de campo.  O motivo é que o grande fluxo de visitantes que já era recorde em 2017,  poderia prejudicar o meio ambiente no local caso a quantidade de turistas não fosse controlada.

Dunas do Jalapão tiveram recorde de visitação em 2018
Fotos: Naturatins/Divulgação

Os visitantes também são orientados a não portar bebidas, não fazerem uso de álcool e nem de cigarro. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Naturatins, Gilberto Iris de Oliveira, também destaca que os visitantes  ainda são conscientizados sobre a importância da preservação dos atrativos turísticos da região. “É fundamental que os visitantes entendam que o Parque é uma unidade de conservação integral”, enfatiza.

Gilberto explica que o Parque Estadual do Jalapão é um patrimônio ambiental muito valioso, portanto,  requer atenção especial. Por esse motivo, os visitantes devem ficar atentos às normas de visitação. “Caso o passeio ocorra por conta do visitante, o mesmo deve consultar o Naturatins para obter as informações sobre os requisitos para a visita. Caso optem por agências de turismo, é sempre importante saber se a operadora está cadastrada no órgão ambiental”, esclarece.

 

 

Fonte: Naturatins

Notícias Relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here