Últimas Notícias

Descendentes de italianos celebram tradições em Nova Veneza, Goiás

Imigrantes formaram uma colônia na região e se dedicaram principalmente ao cultivo de café.

Descendentes de italianos que moram em Nova Veneza, na Região Metropolitana de Goiânia, celebram as tradições europeias décadas após a imigração para o Brasil. Muitas famílias chegaram à cidade para plantar café e, anualmente, os moradores fazem um festival para manter a cultura.

A cidade conseguiu emancipação em 1958. Até então, ela era um distrito de Anápolis. A família do pecuarista Osvaldo Stival, de 85 anos, foi uma das primeiras a chegar à região. Como muitos imigrantes, foram plantar café.

“Dava um café muito bom e produzia muito. Meu pai contava que às vezes plantava e até perdia porque não tinha transporte”, disse Stival.

Para manter algumas tradições italianas, é feito anualmente o Festival de Nova Veneza. Durante o evento, são apresentadas músicas e danças típicas, além da farta culinária, com destaque para as massas. Este ano, foram montados mais de 40 estandes e os pratos custam de R$ 10 a R$ 30.

O festival muda até a rotina dos agricultores familiares da cidade. O horticultor Luiz André Constantino, foca no cultivo de manjericão, alface, salsinha, cebolinha e coentro, muito utilizados nos pratos italianos. Com a ajuda da mãe, eles aumentam a quantidade produzida para atender toda a demanda.

G1/GO

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.