O dia amanheceu em festa na cidade de Miranorte, distante 111 km de Palmas, completa nesta quinta-feira, 8, mais um ano desde que se tornou município.

São 55 anos de emancipação.

A história da cidade se iniciou, em 1934, com a formação da fazenda Sucupira, às margens do Ribeirão Providência. O surgimento da propriedade deu inicio ao desbravamento das riquezas naturais da região.

Com a construção da rodovia Belém-Brasilia,  um povoado começou a se formar, em 1959, próximo ao local, com o nome da própria rodovia, entretanto, logo foi alterado para Povoado Providência. Em pouco tempo, um comércio de extração de amêndoa do babaçu, agricultura e pecuária começou a surgir na área. Ainda no mesmo ano, a primeira escola foi instalada

Em 1962, o povoado foi elevado a distrito, já com o nome de Miranorte, no dia 8 de novembro do ano seguinte ocorreu a elevação para categoria de município.

Economia 

O município possui uma grande força econômica no Estado, com o desenvolvimento de rebanhos bovinos, suínos e avies. Fator que contribui com o abastecimento local.

Os principais produtos agrícolas da cidade são: arroz, milho, laranja, mandioca, melancia, banana, feijão e abóbora e abacaxi.

Cultura 

Atividades culturais são realizadas na cidade, através do ponto Engenho Cultural, que oferece oficinas de artesanato, música e dança.

Além disso, um projeto que visa proporcionar aos estudantes um maior contato com o cinema é realizado em escolas, dessa forma, é possível incentivar uma maior produção audiovisual no Estado.

Gazeta do cerrado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here