Palmeirópolis

CRAS de Palmeirópolis promove geração de renda através de cursos

Derivados do leite são excelente alternativa de renda para o produtor rural.

O Centro de Referência em Assistência Social (Cras), de Palmeirópolis, promoveu durante toda semana um curso de produção de Derivados do Leite, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais.

Esse é um dos trabalhos realizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Palmeirópolis, ministrar cursos.

O principal objetivo foi organizar profissionais para a preparação de alimentos derivados do leite, utilizando equipamentos, utensílios, instrumentos e controle de qualidade de produtos e de processos na indústria de alimentos, de acordo com as normas técnicas, de segurança, higiene e saúde no trabalho.

Além dos cursos profissionalizantes, o Cras oferece à comunidade atividades culturais, socioeducativas e lazer nos grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para idosos, e crianças.

O curso é uma alternativa de fonte de renda para o produtor, afirmou a Instrutora Rita de Cassia Santos Andrade, ” com este curso, estamos estimulando o setor leiteiro e ensinando as novas oportunidades de renda aos pequenos produtores, “Ensinamos técnicas para fabricação dos produtos básicos da leiteria, como queijo minas frescal, queijo minas padrão, iogurte e doce de leite pastoso”, explicou a instrutora.

A aluna Weslane Lacerda comentou que de agora para frente ela tem certeza que está no ramo certo. “Serei uma profissional qualificada, estou aprendendo como realizar de fato os melhores produtos, com técnicas e principalmente qualidade agradeço a Deus por essa oportunidade e também o SENAR, por nos proporcionar essa qualificação que tanto desejávamos.” Conclui a aluna.


O objetivo do curso alimentício foi proporcionar meios de gerar renda e, ao mesmo tempo, melhorar a alimentação familiar. O curso Derivados do Leite durou uma semana, tendo seu encerramento na sexta-feira 18.

Da redação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.