Dieta adequada é aliada para evitar o problema.

O colesterol é um tipo de gordura natural do corpo e agente de funções importantes no organismo. Porém, quando esse tipo de substância atinge um nível muito elevado, nomeadamente o colesterol mau (LDL), os cuidados com a saúde do coração devem ser redobrados. Já que o índices altos podem provocar a ocorrência de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

Uma boa forma de prevenir o colesterol alto é incluir alguns alimentos na sua dieta. E estes são segundo os nutricionistas os mais indicados:

1) Frutas vermelhas
Framboesa, amora, mirtilos, goji, cereja, açaí e morango. Todas estas frutas ajudam a controlar as taxas de colesterol sanguíneo e atuam na prevenção da hipertensão arterial, levando ao relaxamento das artérias e contribuindo para uma boa saúde cardiovascular.

2) Peixe (salmão, atum, sardinha)
Ricos em ómega-3, um tipo de gordura benéfica que diminui a captação de LDL pela parede das artérias, previnem contra a formação de placas. Prefira as versões assadas, grelhadas e cozidas.

3) Chá verde
A ingestão regular de chá verde está associada à prevenção e controlo de doenças cardiovasculares. É fonte de epigalocatequinas (EGCG), um poderoso antioxidante que ajuda na redução dos níveis de colesterol total e LDL.

4) Chocolate amargo
Rico em polifenóis, uma classe poderosa de antioxidantes, que ajudam a potencializar os níveis de HDL, também conhecido como colesterol bom. Além disso, impede que as plaquetas se unam umas às outras, mantendo as artérias desobstruídas.

5) Abacate
Uma ótima fonte de gordura monoinsaturada, que contribui para a redução do colesterol LDL e o aumento do HDL, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. Concentra altas quantidades de beta-sitosterol, um fitosterol que reduz a quantidade de colesterol absorvida dos alimentos.

6) Alho
Contém aliina e alicina, antioxidantes que contribuem para diminuir o colesterol e reduzir a pressão arterial.

7) Azeite
Fonte de ómega-9 (gordura do tipo monoinsaturada) e ácidos fenólicos com alto potencial antioxidante. Estas substâncias proporcionam benefícios na prevenção de doenças cardiovasculares, controlo da pressão arterial e do colesterol.

8) Vinho tinto
Contém uma substância chamada resveratrol, que atua na redução do colesterol e tem efeito antioxidante. Ao impedir que as partículas de LDL se oxidem, a substância evita indiretamente que estas se fixem na parede dos vasos. No entanto, é necessário consumir com moderação!

Notícias ao Minuto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here