Dois ciclistas tiveram ferimentos na ponte Fernando Henrique Cardoso, entre Palmas e o distrito de Luzimangues. Pesca em pontes é proibida por lei federal.

Um passeio de bicicleta na ponte Fernando Henrique Cardoso, sobre o lago de Palmas, quase acabou em tragédia depois que um grupo de ciclistas se deparou com uma linha de pesca abandonada por pescadores. O acidente aconteceu no ponto mais elevado da ponte e deixou duas pessoas com ferimentos no pescoço.

A aposentada Abigail Vilarins sofreu o corte mais profundo. “Falei assim: ‘meu Deus vou morrer aqui agora’. Comecei a passar mal, mas não sei como consegui tirar a linha. Fiquei muito assustada”, lembrou a aposentada Abigail Vilarins.

A advogada Kennya Oliveira também estava no grupo e conta que os ciclista foram surpreendidos pela linha estendida pelo caminho. “A gente estava na descida pegando uma velocidade boa, natural na descida, e nos deparamos com essa linha atravessada que estava sendo jogada pelo vento. Ela estava amarrada na grade da ponte e a extensão atravessada”, afirmou.

Nesta segunda-feira (8) as duas voltaram a fazer o percurso e encontraram uma grande quantidade de linhas de pesca abandonadas na ponte, que fica na TO-080 e liga Palmas ao distrito de Luzimangues.

A pesca em pontes é proibida por lei federal, mas mesmo assim muitos pescadores podem ser encontrados todos os dias no local.

Só que esse não é o único problema na ponte FHC: em alguns trechos o mato chega a quase dois metros de altura e com o cair da noite a maior parte da travessia fica no escuro.
“Eu já presenciei um acidente por falta de iluminação. Acidente de atropelamento, mas que felizmente não foi muito grave porque estava na subida da ponte”, afirmou Abigail Vilarins.

Outro lado

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que tem intensificado a fiscalização para evitar que a pesca aconteça no local.

A Agência Tocantinense de Transportes e Obras (Ageto) disse que está trabalhando em um projeto para a revitalização da ponte, incluindo o sistema elétrico. A licitação está em andamento e deve ser realizada em breve.

Ainda segundo o governo do estado, os serviços de manutenção e roçagem da via também estão na programação e devem começar nos próximos dias.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here