Campanhas de vacinação contra gripe terão início dia 23 de abril, por atraso na entrega da medicação; Dia 12 de maio, o dia “D”, data de mobilização nacional.

A Secretaria de Vigilância de Saúde (SVS) alterou o período da realização da Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, (gripe H1N1) para o período de 23 de abril até 01 de junho, sendo o dia 12 de maio, o dia “D”, data de mobilização nacional.

A mudança do cronograma se deu pelo atraso da entrega das vacinas pelo Instituto Butantan, e por isso nenhuma região de país iniciará o período de vacinação antes da primeira semana de abril, onde até  50% do total dos imunológicos serão entregues, conforme a previsão de distribuição da SVS.

De acordo com a Secretaria, a campanha, apesar do atraso, será realizada no período ideal, antes do inverno e do pico de transmissão do vírus, em julho, no Brasil.

Os vírus da influenza causam doença respiratória aguda, denominada influenza ou gripe, caracterizada clinicamente por febre alta, calafrios, cefaleia, mal estar, mialgia e tosse seca. Conjuntivite, dor abdominal, náusea e vômitos são frequentes. Em crianças pequenas o quadro clínico pode simular uma sepse. O mal estar geral pode persistir por vários dias e até mesmo semanas.

Devem se vacinar todas as pessoas com 60 anos de idade ou mais, profissionais de saúde, mulheres que tiveram filhos a menos de 45 dias, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, pessoas com doenças crônicas e indígenas. Procure o posto de saúde mais próximo para se vacinar durante a campanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here