A sessão aconteceu nesta quinta-feira (07), a partir das 19:00 horas no Plenário da Câmara Municipal José de Ribamar da Rocha Coelho em Palmeirópolis. 

Com o plenário lotado, o Poder Legislativo realizou sessão solene, para entrega de títulos de Cidadãos Palmeiropolense.A solenidade foi conduzida pelo presidente da Câmara em exercício, vereador Nilson Rodrigues, que também foi homenageado com o título de cidadão Palmeiropolense, juntamente com Iderci Soares de Souza.

Além dos homenageados, compuseram a mesa, o prefeito municipal Fábio Vaz e a vice Josemir Bastos, o primeiro prefeito de Palmeirópolis e ex-prefeito da cidade de São Salvador, Osvaldo de Souza Lima, (Osvaldo Lapeiro), ex-prefeito de Palmeirópolis Enoque Souza Alves, os ex-vereadores de Palmeirópolis Josafá Rodrigues e Alex Martins, pastor Belto Barros e o presidente do PMDB Ulisses Barros.A solenidade contou com a presença dos vereadores, Fábio Gonçalves, Jamilton Guedes, Divino da patrol, Nonato Barros, Hildene Tóquio e Nilson Rodrigues (na oportunidade atuando como presidente em exercício), e também a presença dos familiares.

Todos os vereadores presentes falaram na tribuna parabenizando a ação dos vereadores e os homenageados.A solenidade de “Título ao Cidadão”, tem como objetivo homenagear pessoas que se destacaram nas inúmeras áreas da atividade humana, com trabalhos reconhecidos nos setores cultural, artístico, econômico-empresarial, profissional, esportivo e filantrópico, que enalteceram a comunidade e contribuíram com a transformação do município.Depois de aberta a sessão, foi entoado o hino nacional e em seguida pastor Belto Barros fez uma leitura de reflexão na bíblia.A vereadora Hildene Tóquio primeira secretaria, leu os ofícios falando do projeto do vereador Raimundo Nonato para homenagear Iderci e também de Alex Martins em fazer homenagem ao vereador Nilson Rodrigues.

Raimundo Nonato expressou que homenagear seu Iderci foi mais que merecido, pois ele ajudou muito na administração pública do município, foi importante na construção de Palmeirópolis.“São poucos que conhecem o trabalho do seu Iderci Soares aqui em Palmeirópolis, trabalhou muito na lavoura, pouca gente tinha trator naquela época e ele ajudava a todos. Também mandava os tratores para serra para tirar os carros atolados. Os mantimentos perdiam por falta de transportes e o trecho era de terra, não tinha asfalto. A sociedade tem orgulho de ter uma pessoa como Iderci no município, por isso fiz este requerimento e meus colegas vereadores votaram, me sinto realizado”, disse o vereador Nonato Barros.Em seguida foi lido um relato sobre a vida de seu Iderci Soares dizendo que fica concedido o título de Cidadão Palmeiropolense ao ilustre Iderci Soares de Souza, fazendeiro e agricultor que em (09) de setembro 1979 passou a ter uma enorme importância no município com lavouras, ajudou na construção da Casetins, (Casegue), foi ele quem comprou o terreno e doou ao estado na época, ou seja, atendeu agricultores do município acreditando que ia crescer em meio as dificuldades na época do prefeito Osvaldo de Souza Lima. Hoje seu Iderci tem 80 anos.

Também ajudou na construção da igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira, e em vários outros órgãos.Iderci Soares recebendo das mãos do vereador Raimundo Nonato o título de Cidadão.

Seu Iderci é filho do senhor Cândido Soares e dona Aurea Francisca, nasceu dia 29 de julho na cidade de Goiatuba-Goiás, casou-se com Sebastiana Divina de Souza no dia (11) de outubro 1962 e dessa união tiveram seis (6). Arrojado e destemido o homenageado sempre foi considerado exemplo.

O ex-vereador Josafá Rodrigues lembrou do passado de Iderci. Sorrindo, falou do carro fiat (147) que ele andava, de uma botina suja de barro e era dono de um chapéu empoeirado que sempre usava, do sol caloroso das campinas, mostrando a força do trabalho no campo. “É um título mais que merecido”, disse.

O ex-prefeito Osvaldo de Souza Lima, explicou que o Iderci Soares o ajudou muito na época da sua administração e relata que tirou dinheiro no banco para emprestar, na tentativa de ajudar a prefeitura. “Naquela época era muito difícil, ele ariscou, mesmo correndo risco de não receber, comprou a patrol para prefeitura trabalhar, depois emprestou o caminhão pipa para acabar a poeira da cidade, porque na época não tinha asfalto. Teve uma vez que foram comigo (11) fazendeiros cobrar do governo em Brasília, o Iderci era o cabeça da turma”, concluiu Osvaldo.Ex-prefeito Enoque Souza disse que é um grande admirador dos homenageados por acreditar numa Palmeirópolis melhor, revelou que animou para colocar Iderci como seu vice, mais ele não aceitou. “Palmeirópolis deve muito a você Iderci, conheço a sua história”, disse.O homenageado Iderci Soares radiante disse que, quando recebeu o convite logo perguntou se era em comum acordo com os demais vereadores. “Quando soube que foi por unanimidade aceitei e por onde tenho passado, o povo faz elogios, e diz o quanto nosso município é rico, um dia eu bati na mesa e pedi a rede de energia para Palmeirópolis e o prefeito Osvaldo conseguiu, na época usava motor.  Aqui é uma cidade que compensa morar, estou muito feliz e finalizou dizendo, “a maior riqueza que eu tenho é a minha família”.

Pastor Belto como genro representando a família elogiou e disse que seu Iderci é um exemplo de homem, sempre com a casa cheia, “estou emocionado por este momento de falar desta pessoa digna. Ele é daqueles que os netos deitam no colo, ele cuida, é carismático, somos gratos a Deus por esta casa de leis e a esta cidade”, explicou.

O ex-vereador Alex Martins falou da importância de homenagear Nilson Rodrigues e não poderia deixar passar sem deixar de pedir este título. “Foi um homem que fez um grande trabalho neste município, temos que reconhecer, estou feliz por meu pedido ter sido aceito mesmo não sendo vereador”, explicou.O prefeito de Palmeirópolis Fábio Vaz ao usar a tribuna falou que é importante homenagear as pessoas em vida, aquelas que fizeram muito pelo município. Os prédios públicos não podem fazer isso, mais a Câmara pode dar o título de cidadão a pessoas em vida. “Seu Iderci vem escrevendo uma página importante na história desta cidade, é merecedor, o nome dele faz parte da galeria de nomes aqui da Câmara, isso nos honra muito”.Em seguida elogiou o vereador Nilson Rodrigues, “um desbravador de Palmeirópolis, qualquer canto desta cidade sabe dos esforços do seu Nilson no município. Foi dono de lavouras de melão quando ninguém acreditava que melão produzia no calor, depois abobora, maracujá em seguida bananas. A honraria é muito justa, em momento difíceis da cidade seu Nilson esteve lutando”, concluiu o prefeito.Ex-vereador Alex Martins entregando o título de cidadão Palmeiropolense à Nilson Rodrigues.

Ficou consedido o título de cidadão Palmeiropolense ao vereador Nilson Rodrigues do Nascimento, empresário, vereador por 3 mandatos, residente no município a mais de 25 anos. Ele teve um trabalho prestado a população no âmbito empresarial, levando o nome de Palmeirópolis e dando o título de “A princezinha do Sul”. Nilson Rodrigues ajudou no crescimento do município.Vereador Nilson Rodrigues acompanhado do prefeito Fábio Vaz, da sua esposa Maria de Fatima Alves, da enteada Joneide Alves, na qual também fez uma homenagem, e da vice-prefeita Josemir Bastos.

O vereador Nilson Rodrigues, ficou muito emocionado e chorou quando sua enteada Joneide Alves Vieira, lhe fez uma linda homenagem surpresa. Ela fez elogios e confessou que sempre foi fã da pessoa do vereador e depois por considência ele se tornou seu padrasto,”sou grata a Deus por isso”, disse emocionada.Vereador homenageado Nilson Rodrigues e sua enteada Joneide Alves

No final do evento a Câmara ofereceu um delicioso lanche aos convidados.

Da redação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here