Destaque

Barroso é sorteado relator do pedido de registro de Lula no TSE

Ministro, que assumiu a vice-presidência da Corte ontem (14), foi sorteado na noite desta quarta-feira (15).

Barroso assumiu a vice-presidência da Corte ontem (15), cargo até então ocupado pela ministra Rosa Weber, que passou a comandar o tribunal, no lugar de Luiz Fux.

No final da tarde, o pedido de registro feito pelo PT foi contestado pelo ativista Kim Kataguiri, do MBL, e pelo ator Alexandre Frota.

Essas impugnações, que por ora tramitam paralelamente ao processo de pedido de registro de candidatura, foram distribuídas para o ministro Admar Gonzaga relatar.

A candidatura do petista à Presidência da República na eleição de outubro foi registrada por dirigentes do PT, nesta tarde. O ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad foi apresentado como candidato a vice-presidente.

A presidente do partido, senadora Gleisi Hoffmann, confirmou, ao deixar o TSE, que o partido só apresentou à corte a certidão negativa de antecedentes criminais relativa ao estado de São Paulo.

Com a medida, a legenda deixou de informar sobre a condenação na Lava Jato, imposta pela Justiça Federal, apesar de ser um fato público e notório. “[São Paulo] É o domicílio eleitoral dele”, justificou Gleisi.

Condenado em segunda instância por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do tríplex de Guarujá (SP), Lula é potencialmente inelegível pelas regras da Lei da Ficha Limpa. Agora, seus advogados devem começar uma batalha jurídica nas cortes superiores. Com informações da Folhapress.

Por notícia ao minuto

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.