Anterior recorde pertencia a Barack Obama quando, em 2008, teve 69.498,516 votos.

As eleições presidenciais dos Estados Unidos já se foram há dois dias, na última terça-feira 83), mas continua sem haver um vencedor. Biden ou Trump, um deles será o inquilino da Casa Branca nos próximos quatro anos, mas a decisão ainda pode demorar horas ou até mesmo dias. Contudo, uma coisa é certa: o Democrata já bateu o recorde de candidato presidencial com mais votos da história dos Estados Unidos da América.

 

O anterior recorde pertencia – nada mais, nada menos – a Barack Obama, quando o Democrata conseguiu arrecadar

69.498,516 votos, em 2018. Agora, o seu ‘vice’ e atual candidato à presidência, já ultrapassou esta barreira: segundo a CBS News, Joe Biden já teria 70.470,207 de votos.

Na quarta-feira à tarde, Donald Trump tinha

67.280,936 votos, ou seja, 48% do voto popular, revela ainda o canal.

Lembrando que a eleição presidencial nos Estados Unidos é realizada de forma indireta, com os eleitores a decidirem os delegados para o Colégio Eleitoral que, depois, escolherá o Presidente – ou seja, nem sempre o candidato com mais votos é o eleito para a Casa Branca. Exemplo é o que sucedeu em 2016 com Hillary Clinton, que apesar de ter mais votos que Donald

Trump, perdeu a eleição para o Republicano.

Uma vez que a eleição ainda não está fechada e que os votos continuam a ser contabilizados, o número de votos irá ainda aumentar e tanto Biden

poderá aumentar o seu recorde como Trump poderá ‘criar’ um novo.

Vale lembrar que os norte-americanos vão acordar hoje, pelo segundo dia consecutivo, sem Presidente, quando faltam contar os votos em quatro ‘estados chave’ – Geórgia, Michigan, Nevada e Pensilvânia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here