Agora a cidade conta com um lar próprio para o abrigo de idosos em situação de vulnerabilidade com espaço suficiente para 12 pessoas.

O prefeito de Palmeirópolis Fábio Pereira Vaz e a Secretária de Assistência Social Ana Paula, em parceria com a Engie Brasil Energia e Câmara Municipal inauguraram na manhã desta segunda-feira (10) a casa Lar dos Idosos São Vicente de Paula.

Um lugar amplo e aconchegante para quem já contribuiu muito com nosso país e hoje merecem descansar com dignidade e conforto.

Por meio de incentivo fiscais, a Engie Brasil Energia financiou 100% da obra em um investimento de R$ 419,4 mil que teve inicio em junho de 2019 a julho de 2020.

O Centro de Atendimento será mantido pela Sociedade São Vicente de Paula (SSVP), instituição filantrópica (sem fins lucrativos) que percebeu no trabalho diário com as famílias em vulnerabilidade social a existência de um número preocupante nessas condições e decidiram angariar fundos para iniciar o projeto de construção de um local para dar conforto e uma vida digna a essas pessoas. Em parceria com a prefeitura que vai arcar com as despesas dos funcionários, água e luz.

A solenidade de inauguração contou com a presença de autoridades municipais, religiosas, funcionários públicos. A população não foi convidada devido a pandemia, mas podem sem aglomeração visitar a casa dos idosos.

Emocionado, o prefeito Fábio Vaz disse que o lar do idoso é um sonho realizado, enfatizou que Palmeirópolis é modelo para outras cidades na capacitação de recursos.

Secretária de Assistência Social Ana Paula e o prefeito Municipal Fábio Vaz.

“Uma cidade só é desenvolvida quando a sociedade se organiza e nós fazemos a diferença. É muito difícil captar esse recurso e prestar conta dele, mas nós conseguimos. Esta é mais uma grande conquista para o município, momento de muito orgulho para todos nós. Agradeço o empenho de todo o time da Secretaria de Assistência Social, Engie, Câmara de vereadores que aprovou o projeto e todos os parceiros. Também os que fazem trabalho voluntário. Somos forte e unido. Os serviços serão ampliados, com mais gente atendida e com o padrão de excelência”, enfatizou o prefeito.

O Lar foi projetado para acolher aquelas pessoas que já deram sua parcela de contribuição na sociedade, e que por uma razão ou outra não foram acolhido pelos familiares, sendo que o espaço ofertará comodidade para que todos acima de 60 anos, possam viver seus dias de vida com mais amor e rodeado de pessoas, sendo também um lugar acolhedor de idosos acamados que necessitam de cuidados especiais.

A Secretária de Assistência Social Ana Paula Vaz, falou do seu trabalho prestado junto a prefeitura, para que o projeto fosse realizado, relatou que no ano de 2013 foi visitar o Lar do Idoso em Porangatu Goiás, onde tudo começou.

“Participei pela primeira vez da reunião dos Vicentino aqui em Palmeirópolis e fiquei encantada com o trabalho deles”, comentou emocionada. Ela agradeceu a Engie, pois através do ex-gerente Marcelo Oliveira da Silva, pôde correr atrás e constituiu o Fundo do Idoso. Agradeceu também o padre Roberto mentor do Projeto. Disse ainda que haverá uma equipe para atuar em todos os seguimentos, desde a higiene até a alimentação, sendo pessoas permanentemente exclusivas para cuidar dos idosos.

Um dos idealizadores do projeto, Padre Edivaldo Roberto da Silva ressaltou que a obra da igreja é voltada para o social e tem muitos idosos que não tem nenhum familiar por perto. Ele parabenizou a cidade por ter concluído mais essa obra de grande importância que ele iniciou, onde a gestão soube transformar as críticas em uma obra tão acolhedora. O padre Roberto conduziu a Paróquia Nossa Senhora das Graças em Palmeirópolis por vários anos e lutou pelo Lar dos Idosos.

A construção do Lar dos Idosos São Vicente de Paula está inserido nos esforços da Engie para o desenvolvimento social das pessoas. 

José Magno Ferreira, representando a Engie Brasil energia, falou do compromisso social que a empresa tem feito. “A construção do Lar dos Idosos São Vicente de Paula está inserido nos esforços da Engie para o desenvolvimento social das pessoas que vivem em torno da UHE e com isso damos uma atenção especial aos idosos de Palmeirópolis”, comentou o gerente da Usina Hidrelétrica de São Salvador, Magno.

“Feliz demais em receber uma Casa para abrigar nossos idosos”, ao lado dos padres Domingos (direita) e padre Roberto (esquerda).

Dona Eula Maria de Jesus Braga, representante da Associação São Vicente de Paula e Nossa Senhora das Graças, muito emocionada relembrou a luta da fundação dos Vicentino. “Feliz demais em receber uma casa para abrigar nossos idosos. Corremos atrás, eu, padre Roberto, Josimar Furlan e muitos parceiros como o Marcelo e agora o Magno, tudo com ajuda da comunidade e da primeira dama Ana Paula. Um sonho que está sendo realizado. Muitas vezes eu chorei, mas sempre confiante”, expressou Eula.

Com a participação do prefeito Fábio Vaz, vice-prefeita Josemir Bastos, a manhã foi repleta de muita emoção.

Também estiveram presentes na inauguração a Câmara Municipal, líderes religiosos como o atual pároco de Palmeirópolis Domingos Rodrigues Maciel, Adriano Diniz Baldissera, Josimar Furlan (na qual foi muito citado pelo empenho), e a comunidade em geral.

Veja o vídeo abaixo:

https://youtu.be/9Ec5YTTJ4nk

Da redação:

Fotos e vídeos: Ascom prefeitura/Daniela Tavares e Débora Carneiro

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here