Equipe médica montou força tarefa para dar presente de Páscoa ao homem.
O aposentado tem uma doença degenerativa e vive no hospital em Palmas.

idoso_2_3
Idoso que vive há dois anos em hospital ganha passeio pela capital (Foto: Reprodução/TV Anhanguera) 

Um paciente do Hospital Geral de Palmas (HGP) que sofre de uma doença degenerativa grave realizou o sonho de sair do hospital e conhecer a capital tocantinense. Joaquim Pereira Melo, de 60 anos, é natural do Pará e vive no hospital há dois anos.

Ele tem esclerose lateral amiotrófica, uma doença que atinge o sistema nervoso. Por causa disso, precisa de cuidado integral e vive em uma cama do hospital. Nesta sexta-feira (25), ele ganhou um grande presente: conseguiu ver o pôr do sol, além de visitar a Praia da Graciosa e o Parque Cesamar.

Quem dedica a vida para cuidar do aposentado é a esposa, dona Maria Enia, com quem é casado há 37 anos.

Eles moravam no interior do Pará, mas mudaram para o Tocantins por causa do tratamento. “Larguei tudo. Lá eu era funcionária pública e tinha uma creche. Eu tive que abandonar tudo e vir embora”, contou a esposa do aposentado.

Para sair do hospital, Melo precisou do apoio de uma força tarefa com dez profissionais do HGP e de uma Unidade de Terapia Intensiva móvel. “A nossa preocupação é de que nesse momento da vida ele possa sentir o que acontece lá fora. A gente queria que ele vivesse esse momento da Páscoa”, disse a enfermeira, Marla Silva.

A primeira parada foi na praia da Graciosa. Mesmo com dificuldade, Joaquim não escondeu o que sentia. “Agora eu estou feliz, porque eu estou aqui”.

“Quando a gente vê ele ruim tenta fazer algo que possa melhorar e a gente acaba se envolvendo nos atendimentos”, comentou a psicóloga Isabela Querido.

“Para a gente é muito gratificante poder acompanhar ele nesse momento. É um paciente que tem uma internação prolongada e trazer para ele oportunidade de ver o pôr do sol e ter contato com outras pessoas é muito bacana”, disse o médico Túlio Duarte.

http://g1.globo.com/to/tocantins/index.html

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here