Família ficou contaminada após tomar suco de bacaba durante uma comemoração. Conheça os sintomas e saiba como prevenir a doença.

O idoso Odilon Barbosa, 75 anos, continua internado no Hospital Geral de Palmas (HGP) após uma infecção em massa da doença de Chagas. Ele e outras 13 pessoas ficaram doentes em outubro de 2018 após tomarem um suco de bacaba contaminado em Aparecida do Rio Negro. Conheça os sintomas e saiba como prevenir a doença. 

Aldinez Barbosa, filha do paciente, conta que Odilon estava na comemoração em que foi servido o suco. Dias depois, o idoso adoeceu. “Meu pai começou a passar mal na fazenda. Ele ficava sempre tonto, caindo, e minha mãe ficava preocupado com aquilo”.

Todas as pessoas sentiram os mesmos sintomas. Nove pertencem à mesma família e foram diagnosticados com a doença de chagas.

De acordo com o médico infectologista Flávio Milagres, há várias formas de infecção e o cuidado com os alimentos é importante para evitar a doença. Isso porque palmeiras, como o pé de bacaba, servem de esconderijo para o mosquito barbeiro, transmissor da doença.

“Ao picar um paciente, ele também evacuava e essas fezes contendo os parasitas, quando o paciente coça o local da picada, o parasita então entrava na corrente sanguínea e causava a infecção”.

Os infectados em Aparecida do Rio Negro foram contaminados ao ingerir resíduos do barbeiro que estavam nos frutos. Nesse caso, as frutas podem ter as fezes, urina ou pedaços do inseto.

Sintomas

  • Febre alta e contínua;
  • Após duas semanas, febre no fim da tarde;
  • Inchaços;
  • Dores no corpo e nas articulações;
  • Náuseas, vômitos e mal estar;
  • Fraqueza.

O infectologista lembra que apesar de ter cura, as pessoas que forem infectadas correm risco de morrer. “A fase aguda é considerada grave com risco de mortalidade. Principalmente por complicações no sistema nervoso central e também do coração, a chamada miocardite, uma inflamação aguda”, explica. O risco de transmissão pode ser evitado com a lavagem adequada do fruto e a fervura do alimento.

 G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here