Polícia Militar Ambiental fez capturas em Palmas e em cidades do interior do Tocantins. Resgates estão relacionados com crime ambiental e as aves são as principais vítimas do tráfico de animais.

A Polícia Militar Ambiental divulgou o balanço de resgate de animais silvestres de 2018. Ao longo do ano foram resgatados 667 animais em situação de perigo. As capturas aconteceram em Palmas e em várias cidades do interior do Tocantins. Muitas vezes os resgates estão relacionados com crime ambiental. 

A polícia conta que o número é quase o mesmo do ano passado inteiro. Se comparado com 2017, a redução foi de apenas 3%. O capitão da PM, Marcus Vinícius Coelho, disse que muitas vezes a polícia não é acionada. Às vezes não chegam informações para a gente. Acredito que esteja estável essas aparições no ambiente urbano”, disse

Raposas, lobos, aves, porco-espinhos, capivaras e muitos outros. Muitas vezes os animais são encontrados em locais inusitados da zona urbana. Veja abaixo alguns resgates.

A PM Ambiental explica que três em cada 10 animais resgatados são alvos de crimes ambientais. As aves são as principais vítimas do tráfico de animais. “As pessoas fazem as capturas e encaminham as aves para o mercado nacional e internacional”, explicou o policial.

Resgates

Em novembro desse ano, um porco-espinho foi encontrado dentro de uma igreja evangélica após uma fiel ver o animal e chamar a polícia. O resgate foi em Porto Nacional, na região central de Palmas.

No último dia 17 de dezembro, um lobo-guará foi encontrado um centro de internação de Formoso do Araguaia. Ele foi capturado em cima da cama do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

No mês de julho, uma raposa foi devolvida à natureza após ser encontrada em uma loja de Formoso do Araguaia.

Um filhote de macaco-prego foi resgatado por uma moradora no meio da rua em Tupiratins. Segundo a Polícia Ambiental, a suspeita é que o animal tenha sido deixado pela mãe momentos após o parto. O bicho foi levado pelos policiais para o Centro de Fauna de Palmas para depois ser devolvido à natureza.

A orientação para quem encontra animais silvestres em área urbana é nunca tentar fazer o resgate sozinho. A PM Ambiental pode ser chamada pelo 190 ou pelo 193, dos Bombeiros.

G1 Tocantins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here