Foi realizada na quarta feira dia 21, na Praça Limirio Viana Guimarães, a partir das 17:00 horas a primeira Feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

Uma parceria da Prefeitura de Palmeirópolis, através da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com as Escolas Municipais Elda Silva Barros e Vila Bom Tempo com o SEBRAE. Que teve como objetivo despertar, desde cedo nas crianças, um pensamento empreendedor.

 

No decorrer da execução do Projeto JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos), pôde-se perceber o quanto os professores trabalharam com dedicação e carinho.

As professoras desenvolveram os encontros com várias atividades voltadas para a simulação de uma miniempresa. Assim, as crianças aprenderam os primeiros passos de um empreendedor, por meio da elaboração de um plano de negócios, que engloba pesquisa de mercado, confecção de produtos para a venda e atendimento ao cliente.

Cada ano/turma apresentaram temas diferentes como:

1º Ano: O mundo das ervas aromáticas;

2º Ano: Temperos naturais;

3º Ano: Oficinas de brinquedos ecológicos;

4º Ano: Locadora de produtos;

5º Ano: Sabores e cores;

“Os belíssimos e criativos trabalhos confeccionados pelos estudantes foram comercializados com muito sucesso e alegria pelos mesmos, contando com o auxílio dos professores orientadores que estavam contagiados pelo sucesso do JEPP. Avalia-se que a feira foi um sucesso, parabenizamos toda equipe da escola, alunos, pais e comunidade pela dedicação, comprometimento e criatividade”, explicou a diretora da escola Elda Silva Barros, Maria José Rodrigues.

A coordenação aproveitou para agradecer todas as pessoas que foram até a ferinha prestigiar e valorizar o trabalho que está sendo desenvolvido nas escolas.

“Estamos muito felizes com o resultado, pois notamos os alunos motivados e envolvidos com as atividades”.

Este é o primeiro ano que o projeto é desenvolvido na escola. E durante todo o ano, os professores ensinaram os alunos como montar o próprio negócio, mostraram sobre o que é despesa e como calcular o lucro.

Os alunos disseram que gostaram muito de estudar o projeto, também das atividades em equipe de confeccionar os trabalhos. Afirmaram que objetivo esperado foi alcançado. Para eles o melhor momento foi conseguir vender todos os produtos.

O evento contou com a presença de pais, alunos, professores, profissionais da educação municipal e representante do SEBRAE/TO.

O projeto é muito interessante, pois faz a criança ser protagonista da sua própria vida e estimular suas capacidades empreendedoras.

De acordo com a colaboradora, Carlucia Saraiva de Brito, os materiais o SEBRAE disponibiliza, e o papel da prefeitura é entrar com a matéria prima para confeccionar os produtos, “por exemplo, hoje estão sendo vendido aqui comida que a prefeitura entrou com todos os ingredientes, aromas, ervas, comprou todos os aromas. Mas o material didático a capacitação o monitoramento a gente envia uma pessoa, os professores não ficam sozinhos vem um consultor para auxiliar com essa metodologia”, explicou.

Explicou ainda, que o JEPP é uma ação feita dentro de um programa que chama ‘Educação Empreendedora. É um programa de nível nacional que é desenvolvido pelo SEBRAE, na qual ele trabalha o empreendedorismo desde do primeiro ano até a faculdade.

A diretora da escola Bom Tempo Aparecida Domingos argumentou que, as turmas do 1º, 3º e 4º ano, foram as protagonistas do Projeto, os quais estudaram toda parte teórica do livro e em seguida realizaram na prática.

 

Da redação/Edilson Gonçalves

Fotos Loyanne da Silva Portilho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here