Últimas Notícias

Após vistoria, promotor aponta cenário alarmante na psiquiatria do maior hospital público do Tocantins

O promotor de Justiça Thiago Ribeiro, acompanhado de equipe técnica, ouviu relatos de profissionais de saúde e conheceu a estrutura dos 10 leitos disponíveis no setor.

Em vistoria realizada pela 27ª Promotoria de Justiça da Capital na manhã desta quinta-feira, 06, no Hospital Geral de Palmas (HGP), o Ministério Público do Tocantins (MPTO) diz ter encontrado um cenário alarmante no setor de psiquiatria da maior unidade de saúde pública do Estado. 

Dentre as principais irregularidades apontadas pelo MPTO estão macas em situações precárias, faltas de medicamentos, sujeira no corredor e nos apartamentos, necessidade de separação de pacientes homens e mulheres, limitação do espaço físico e sucateamento de equipamentos, estrutura física e necessidade de servidores do sexo masculino.

A falta de segurança também é uma preocupação, segundo o órgão, inclusive para os profissionais de saúde. Servidores do HGP relataram que é comum encontrar armas brancas e drogas com acompanhantes dos pacientes, uma vez que o hospital não conta com profissionais para garantir a segurança dos internos e profissionais.

Diante da situação, o promotor de Justiça Thiago Ribeiro solicitará, inicialmente, informações junto à Secretaria de Estado da Saúde e, caso necessário, adotará as medidas judiciais cabíveis para a solução das irregularidades.

O outro lado

O site busca ouvir a pasta da Saúde sobre as alegações do MP. O espaço está aberto para as explicações da gestão.

A atual gestão fez melhorias no HGP, conseguiu diminuir a fila de cirurgias e outros benefícios nos últimos anos.

Texto: Ascom MPE

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.