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Aneel aprova redução na tarifa de energia do Tocantins

Redução de encargos e eficiência da distribuidora diminuíram a conta de luz.

A tarifa de energia no Tocantins será reduzida. Este ano, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) já aprovou até 13,3% de reajuste, mas com o Tocantins a história foi diferente.

É que a Aneel está compartilhando com os 589 mil clientes de energia do estado a redução dos encargos setoriais e o ganho de eficiência obtido pela Energisa. A nova tarifa foi aprovada hoje, 2 de julho, e entrará em vigor na próxima quinta-feira, 4, sendo aplicada na energia consumida a partir desta data.

Os clientes tocantinenses perceberão uma redução média de -0,33%. Para os clientes residenciais (baixa tensão) a redução será de 0,36%. Já para os clientes de alta e média tensão, a exemplo das indústrias, a redução será de 0,20%.

Marcio Mário Zidan, diretor-presidente da Energisa Tocantins, lembra que a conta de energia está relacionada ao consumo do cliente. E que, mesmo a tarifa estando mais baixa, é necessário ter hábitos de consumo eficiente.

“A forma como utilizamos a energia impacta diretamente no nosso orçamento familiar e empresarial. Ter atitudes que contribuam para a redução da conta de energia possibilita uma melhor qualidade de vida e deve ser parte da rotina”, comentou.

Dayanni Grassano, gerente de Regulação Econômica da Energisa, reforça que “o reajuste da tarifa é um processo regulado pela Aneel e previsto no contrato de concessão da empresa. Ele acontece somente uma vez por ano e, no caso do Tocantins, sempre na primeira semana de julho. Esta é a primeira vez, em sete anos, que houve queda na tarifa do Estado”.

Nacionalmente, a média de reajuste aprovado pela Aneel até 2 de julho tem sido de 6,38%, como demonstra o gráfico abaixo.

  *Índice de reajuste da tarifa de energia aprovado pela Aneel até 2 de julho

Indicadores de Qualidade

Desde que assumiu a concessão do fornecimento de energia no Tocantins, há cinco anos, a Energisa investiu mais de R$ 1,5 bilhão em melhorias e modernização do sistema elétrico, capacitação de colaboradores, internalização de terceiros, melhorias na frota e nas estruturas físicas da empresa.

Ainda promoveu a mudança de processo e melhoria de sistemas. Com isso, a distribuidora conseguiu evoluir em todas as suas áreas. Um dos destaques é a redução do número de reclamações, melhoria do atendimento e diminuição do tempo que o cliente fica sem luz, melhorando continuamente o fornecimento de energia elétrica. Além disso, a empresa promove atividades educativas e patrocina eventos esportivos e culturais: tudo para reforçar a proximidade com o público e contribuir cada vez mais com o desenvolvimento do Estado.

Marcio Zidan lembra que a concessão “já avançou muito, mas ainda há desafios a serem vencidos. Estamos empenhados em melhorar cada vez mais o sistema para que ele esteja preparado para as mais diversas situações. Queremos, cada vez mais, entregar ao tocantinense uma energia com qualidade”, comentou.

Dos 97.900 quilômetros de rede elétrica, cerca de 89% estão na zona rural, em áreas – na sua maioria – de difícil acesso e com falhas de comunicação. Apesar das dificuldades e do vazio territorial, a distribuidora – melhorou em 2018 seus indicadores de qualidade no fornecimento de energia, que são o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora) e o FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora).

O DEC foi de 24,45 horas – uma redução de 12% em relação ao ano anterior – e o FEC foi de 10,31 vezes, o que representa uma melhora de 19%. Ou seja, graças aos investimentos realizados foi possível reduzir de forma significativa o tempo e a frequência que o tocantinense ficou sem energia no último ano.

Investimentos

Para modernizar o sistema elétrico no Tocantins foram adquiridos novos equipamentos e tecnologias para tornar mais ágeis as manobras de recomposição em ocorrências com falta de energia. Em 2018 foram instalados 2.575 novos transformadores de 233 religadores automáticos em todo o Estado e implementada a tecnologia de self-healing. O sistema transfere cargas de forma automática e inteligente em caso de falta de energia. Agora, em 2019, 1135 novos transformadores já foram instalados,beneficiando.

Este ano, a Energisa está construindo ainda três novas subestações nos municípios de Araguaína, Bernardo Sayão e Paranã, além de ampliar outras nove, com destaque para Luzimangues e Nova Rosalândia, o que vai garantir mais confiabilidade e qualidade no fornecimento de energia nestas regiões.

Também será construída uma nova rede de suprimento para Palmas, ampliando as possibilidades de manobras de carga e a confiabilidade do fornecimento de energia na capital. Outra frente de trabalho que também merece destaque é a melhoria da telecomunicação necessária para a automação da rede de energia, o que permitirá um atendimento cada vez mais rápido durante as interrupções e outras ocorrências na rede.

Prêmios

A eficiência da Energisa Tocantins tem sido reconhecida nacionalmente pelo setor elétrico. Em fevereiro deste ano levou o Prêmio Índice Aneel de Satisfação do Cliente (IASC) em duas categorias: melhor concessionária de energia da região Norte e maior evolução na satisfação do cliente no Brasil. O prêmio é resultado da pesquisa que ouve a opinião dos clientes na área de concessão de cada distribuidora no país. Nesta quarta-feira, 3 de julho, a distribuidora concorre em duas categorias do Prêmio Abradee 2019, da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, sendo a de Evolução de Desempenho e a de Melhor Distribuidora do Norte-Centro Oeste.

Sobre o Grupo Energisa

Com 114 anos de história, o Grupo Energisa é o 5º maior em distribuição de energia elétrica. Uma das mais antigas empresas de capital aberto do Brasil a companhia controla 11 distribuidoras em Minas Gerais, Paraíba, Rio de Janeiro, Sergipe, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre.

O Grupo atende a 7,7 milhões de clientes (o que representa uma população atendida de quase 20 milhões de pessoas) em 862 municípios em todas as regiões do Brasil. Com receita líquida anual de R$ 15,8 bilhões (ano 2018), o grupo gera aproximadamente 19 mil empregos.

Com a missão de transformar energia em conforto, desenvolvimento e oportunidades de forma sustentável, responsável e ética, a Energisa atua com um portfólio diversificado que engloba distribuição, geração, transmissão, serviços para o setor elétrico (Energisa Soluções), serviços especializados de Call Center (Multi Energisa) e comercialização de energia (Energisa Comercializadora). Recentemente, o Grupo Energisa assumiu a Alsol Energias Renováveis, uma das mais inovadoras empresas de energia renovável distribuída.

Fonte: Comunicacao Energisa – ETO

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