Destaque, Palmas

Aeroporto de Palmas se recupera e número de passageiros volta a crescer

Movimentação dos aeroportos é considerada indicador de como está a atividade econômica no Tocantins. Em 2016, terminal chegou a perder 26 mil passageiros.

Aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues, em Palmas, voltou a registrar crescimento no número de passageiros após sofrer uma forte queda em 2016. A recuperação aconteceu entre julho e setembro deste ano, quando cerca de 170 mil usuários passaram pelo local. Os economistas consideram a movimentação nos aeroportos um indicador de como está a atividade econômica.

Na comparação entre os primeiros nove meses de 2016 e 2017, o crescimento é de 3%. Ao todo, foram mais de 472 mil pessoas embarcando ou desembarcando em Palmas no período este ano. O mesmo crescimento foi registrado no número de voos que decolaram ou pousaram no terminal, já são quase 5 mil.

A movimentação de cargas também teve crescimento com mais de mil toneladas passando pelo terminal de Palmas. 8,1% a mais que no ano anterior.

Os economistas previram que a movimentação no aeroporto iria acompanhar as tendências da economia nacional de forma mais geral. Como 2017 foi um ano de supersafra no agronegócio os resultados acabam beneficiando os estados que estão na fronteira agrícola.

Araguaína

O outro aeroporto que recebe voos comerciais no Tocantins, em Araguaína, segue na tendência de queda. Isto porque o local sofre com uma série de problemas estruturais e reformas que não ficaram prontas. O número de voos, que já tinha caído 70% em 2016, voltou a registrar queda. Nos nove primeiros meses de 2017 foram apenas 544 voos na cidade e 25 mil passageiros ao todo. 

G1/Tocantins

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.