Últimas Notícias

‘Acharam ela perto do capim’ diz mãe de bebê que sobreviveu após ser arremessada de van que capotou

Acidente na TO-040 deixou duas pessoas mortas e mais de 30 feridas. Crianças foram resgatadas de helicóptero e levadas para o HGP; veja depoimentos das mães. 

“Minha filha foi arremessada para fora e acharam ela perto do capim”. O depoimento é da dona de casa Luzenilda Caetano de Queiroz, de 22 anos. Ela e a filha de quatro meses estavam dentro de uma van que capotou na TO-040, perto de Novo Jardim. O acidente deixou duas pessoas mortas e mais de 30 feridas.

Segundo a mulher, o acidente aconteceu em uma curva e a van estava com passageiros além da capacidade. “Tinha muita gente em pé e foi tudo muito rápido. Entrei e um rapaz me cedeu o acento, porque estava com a bebê no colo”, lembra Luzenilda.

Depois que o veículo tombou, a mulher começou a procurar pela filha e a encontrou nos braços de outro passageiro que tinha achado ela chorando. “Eu estava com ela nos meus braços, mas ela foi arremessada para fora. Acharam ela perto do capim”, lembra.

Luzenilda e a filha foram levadas para um hospital, mas por causa da gravidade, a bebê precisou ser transferida, de helicóptero, para o Hospital Geral de Palmas. Ela recebeu alta nesta terça-feira (16). “Minha única filha. Fiquei desesperada”, conta a mãe.

Van saiu da pista e tombou — Foto: Divulgação

Van saiu da pista e tombou — Foto: Divulgação

Família ferida

Antônia Janaina de Jesus Borges, de 26 anos, também ficou desesperada com a situação. Além dela, os três filhos e o marido ficaram feridos. Uma criança de 7 anos também foi levada na aeronave para o HGP. “Deitei por cima para proteger o meu filho. Depois fui na pista, pedi ajuda e desmaiei”.

A família, que mora em Palmas, voltava para a capital após um passeio em Taguatinga. Ela conta que o final da viagem não foi como eles esperavam. “A van estava muito cheia. Eu estava na última poltrona e tinha muita gente na minha frente”, lembra Antônia.

“Ele [motorista] foi fazer a curva em alta velocidade. Fez a curva fechada e não deu conta. Passou pela contra-mão e a van virou. A frente dela ficou em sentido contrário”, explicou.

Ela conta que após o capotamento, viu os filhos e o marido no chão. Um deles estava chorando. “As bolsas e meu esposo estavam na frente, atrás do motorista. Depois eu subi na pista, pedi ajuda e desmaiei”.

Ela, o marido e os filhos foram levados para o Hospital Regional de Dianópolis. Por causa da gravidade dos ferimentos na cabeça, o filho de 7 anos foi transferido, de helicóptero, para o Hospital Geral de Palmas, onde continua internado. Todos os outros já tiveram alta.

A mãe diz que o filho mais velho teve lesões graves na cabeça e no ouvido e não há previsão de liberação da unidade hospitalar. “Ele está sentindo muitas dores”. Ainda segundo a vítima, a empresa responsável pela van não tem prestado o apoio necessário aos passageiros feridos. “Estou comprando os remédios sozinha”.

O outro lado

A empresa responsável pela van foi procurada pela TV Anhanguera e pelo G1 e informou que está prestando toda assistência aos passageiros. O representante da empresa que atendeu as ligações não soube informar a capacidade da van.

Crianças foram transferidas de helicóptero para Palmas — Foto: Emanuela Medina/Ascom SSP

Crianças foram transferidas de helicóptero para Palmas — Foto: Emanuela Medina/Ascom SSP

O acidente

O acidente envolvendo uma van deixou duas pessoas mortas e pelo menos 30 feridas, na manhã desta segunda-feira (15). As vítimas que não resistiram aos ferimentos foram identificadas como Altair Antônio Martins, que morreu no local, e Natalina Ursino Albuquerque, que chegou a ser socorrida com vida.

Segundo os bombeiros, algumas vítimas tiveram ferimentos mais graves, como fraturas expostas e fratura na bacia. Duas crianças foram transferidas de helicóptero para o HGP e um homem adulto, de UTI aérea.

A Polícia Militar esteve no local e informou que o veículo pode ter tombado após o motorista perder o controle. A van tinha saído de Novo Alegre com destino a Palmas.

Van tomba e deixa feridos no sudeste do Tocantins — Foto: Divulgação

Van tomba e deixa feridos no sudeste do Tocantins — Foto: Divulgação

 G1 Tocantins.

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.