Últimas Notícias

11 sites para checagem de notícias, fatos ou fake news

Nosso texto mais recente foi sobre como começar a escolher um bom candidato nas eleições 2018, o que levantou uma questão muito importante que é a checagem de fatos.

Época de eleição é historicamente conhecida por ter um alto índice de Fake News, confundindo, distorcendo e enganando muita gente.

O Facebook, (também dono do WhatsApp) por onde circulam grande parte das Fake News, se mostrou preocupado com essa questão, lançando então um projeto para tentar diminuir a disseminação dessas correntes malignas.

O projeto inclui dicas para identificar uma notícia falsa, e apoio e integração na rede com as principais agências de fact-checking do Brasil.

Atualmente o Brasil possui 3 agências certificadas pela International Fact-Checking Network (IFCN), uma organização internacional que estabelece princípios de verificação de fatos, garantindo a qualidade e seriedade da apuração.

AS PRINCIPAIS FONTES DE CHECAGEM DE FATOS.

CERTIFICADAS PELA INTERNATIONAL FACT-CHECKING NETWORK (IFCN):

AGÊNCIA LUPA

É de fato a primeira agencia especializada em fact-checking do Brasil. Está inclusive associada a International Fact-Checking Network (IFCN), a rede mundial de checadores de fatos, reunidos em torno do Poynter Institute. A Lupa faz checagem não só de questões políticas, como também faz cobertura sobre economia, cidade, cultura, educação, saúde e relações internacionais.

AOS FATOS

Especialista por assim dizer em checagem de fatos do discurso público, então aqui você encontrará muita investigação sobre política. Aos fatos também foi chamada para fazer uma parceria com o Facebook, com isso criaram o projeto “Fatima”, que orientará as pessoas sobre como trafegar no universo de informações na internet.

PÚBLICA

Parece que todas agências de fact-checking querem ser conhecidas como a primeira. A pública se define como a primeira sem fins lucrativos, com reportagens pautadas pelo interesse publico. Truco é o nome do projeto da Pública que verifica falas, correntes, e informações em circulação na internet ou em redes sociais para saber se são verdadeiras ou não.

SEM CERTIFICAÇÃO IFCN:

PROJETO COMPROVA

Um projeto que reúne jornalistas de 24 diferentes veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações enganosas, inventadas e deliberadamente falsas durante a campanha presidencial de 2018. Espero que eles continuem o projeto após as eleições.

http://mundointerpessoal.com

Últimas Notícias

Não deixe de ler

RECEBA NOSSAS NEWSLETTERS

Quer ficar informado em primeira mão? Se cadastre na nossa Newsletter e receba o Mapa da Notícia no seu e-mail.